Cerca de 300 pessoas participaram dos debates que envolveram autoridades civis e militares durante dois dias
A XI Convenção Nacional da ADESG, realizada no Salão de Convenções do Clube de Aeronáutica, reuniu quase 400 pessoas entre autoridades militares, civis e representantes do sistema Adesguiano de todos os estados do país. Palestras e debates discutiram o tema do Livro Branco de Defesa Nacional - Sua Importância e Reflexos para a Sociedade.
No evento, os trabalhos selecionados foram apresentados em painéis, palestras, debates, abordando os principais aspectos relativos à Defesa, dentro da nova realidade mundial, bem como as suas consequências para as instabilidades econômicas atuais, suas crises e ameaças às governanças corporativas no mundo globalizado.
O objetivo da ADESG é difundir conhecimento na busca de diretrizes que poderão gerar novas alternativas e soluções para a Defesa, visando principalmente o desenvolvimento do Brasil.
Na solenidade de abertura, o Brig Hélio Gonçalves agradeceu a todos os presentes e ao Clube da Aeronáutica que é presidido pelo Tem Brig Baptista. O senador Sérgio Machado, presidente da Transpetro, enviou uma mensagem aos participantes, bem como o Ministro da Defesa, Celso Amorim, representado pelo chefe do Estado- Maior Conjunto das Forças Armadas, Gen José Carlos De Nardi.
O Livro Branco de Defesa Nacional pretende dar transparência às políticas de defesa das democracias contemporâneas e deverá estar concluído até o final de 2011.
A primeira edição vai ser apresentada pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional até meados de 2012.
A Convenção Nacional da ADESG visou enriquecer o debate sobre a importância e reflexos para a sociedade,
em todas as suas esferas, da elaboração do Livro que conterá as diretrizes da defesa nacional.